PERSONAGENS:
Narrador
formiga Juju
Mãe da Juju
Formiga Nina
Besouro
Gafanhoto
Aranha Maranha
Joaninha
Anjo

Narrador:Vocês sabem que livro é este?(mostre a bíblia e espere resposta).Isso mesmo ,é a bíblia.
A bíblia é a palavra de Deus e através dela Deus nos ensina muitas coisas,nos ensina a sermos boas pessoas,não fazermos coisas feias,a amar nossos irmãos e muitas outras coisas.Mas na história de hoje vocês vão conhecer alguém muito desobediente e mal criada,que faz tudo ao contrário do que a bíblia nos ensina.É a formiguinha Juju,ela vive fazendo coisas que desagradam o Papai do céu.

(mãe cuida da casa,entra Juju cantarolando e pulando corda)

JUJU:Que porcaria!Esta corda tá quebrada,eu não consigo pular.(demonstra errando várias vezes).Sabe de uma coisa,eu vou brincar com meus brinquedos,eu tenho tanta coisas legal!(Vai até a caixa de brinquedos e começa a jogá-los .)Esse tá velho...esse tá quebrado...esse eu não gosto mais.
(A mãe para e olha)

MÃE:Juju,depois que brincar,guarde seus brinquedos.

JUJU:Tá bom,mãe.Ô velha chata!Eu não vou guardar nada.(Faz movimentos com ombro,dizendo que não está nem aí.)

NARRADOR:Que coisa feia ,não é crianças?Na bíblia está escrito que devemos obedecer ao papai e a mamãe,Deus fica muito triste quando agimos dessa maneira.

JUJU:Aqui não tem nada.Mamãe posso chamar a Nina para brincar?

MÃE:Está bem Juju,mas deixe esta bagunça aí.
(Juju joga um brinquedo dentro da caixa e sai,depois volta com Nina)

JUJU:Que bola legal,Nina!Eu também tenho uma,só que a minha ,sabe,é muito melhor que a sua.Eu vou pegar para você ver.
(Pega bola na caixa,bola deverá ser bem menor que da Nina,e fica comparando com os olhos ,enquanto Nina quica a bola).

JUJU:A bola dela é maior!(fala para a platéia)

NINA:Olha Juju,o que aprendi a fazer.(continua quicando,deixa a bola cair e quando se abaixa para pegar,leva um pontapé da Juju)

NINA:Ai!Você chutou o meu bumbum!(esfrega)

JUJU:Eu????Eu ia chutar a bola,dai eu errei o chute.Deixa pra lá,vamos brincar!

NINA:Tá bom,vai.Mas ,só para deixar registrado,doeu muito tá.
(continuam brincando)
JUJU:Dá pra mim sua bola?Você fica com a minha.

NINA:Eu não posso,foi presente da minha mãe e além do mais eu gosto muito dela.

JUJU:Então deixa só eu ver.(arranca de Nina)

NINA:Devolve a minha bola Juju!

JUJU:Hum,hum,nananinanão.

NINA:Devolve!

JUJU:Hum,hum!

NINA:Devolve!(fala nervosa))

JUJU:Você quer a sua bola?Então toma!(joga a bola )

NINA:Ai!Eu não quero nunca mais brincar com você!

JUJU:Nem eu sua chorona!-(Nina sai,Juju senta,pega o bichinho)_Eu também não quero brincar com essa chata!

NARRADOR:Essa Juju!Fazer isso com a amiguinha,não foi nada bonito.Na bíblia está escrito que não devemos ter inveja dos outros e querer o que não é nosso,antes devemos agradecer pelas bençãos que Deus nos dá.A bíblia também nos ensina que devemos amar nosso próximo e não bater nele,mas acho que a Juju ainda não sabe disso.Será que a Juju vai aprontar mais alguma?
MÃE:Ué,Juju...cadê a Nina?

JUJU:Ela foi embora,nem sei porquê?

MÃE:E você nem arrumou essa bagunça ainda.

JUJU:Esqueci mamãe linda,não briga comigo.

MÃE:Tá bom ,depois eu arrumo,mas vai até  a vendinha do Seu Zé Caracol.Aqui está a lista e o dinheiro,não demore.

JUJU LÊ A LISTA:100 grs de eucalipto,1 copo de nectar e 20 grs de fungos desidratados.

MÃE:Isso mesmo,agora vai que estou com pressa para fazer o almoço.

(Juju sai)

MÃE:Essa Juju,tão teimosa,da hora que mandei arrumar essa bagunça.Me ensina educar essa formiga,Senhor Criador,e põe juízo na cabecinha dela.-(volta para a cozinha).

NARRADOR:A Juju não obedece mesmo,já se passaram algumas horas e ela ainda não voltou.Vocês se lembram crianças que a mãe dela mandou ela voltar rápido?

(mãe olha para o relógio)

MÃE:Onde será que a Juju se enfiou?Tô ficando preocupada.

(entra Juju com dois sacos,deixa um no quarto)

JUJU:Mamãe,cheguei.

MÃE:Que demora Juju,...tá tudo aqui?

JUJU:Está tudo que a senhora pediu,posso brincar agora,mamãe?

(Mãe manda ela ir)

JUJU:Eu achei umas coisas tão legais no caminho,(mexe no saco),não que eu não saiba de quem são estas coisas,sabe,mas estavam jogadas,acho que não queriam mais.

(Entram insetos discutindo,besouro bate palmas)

BESOURO:Dona Ana Formigona(repete)

MÃE:Já vai.Pois não?

BESOURO:Dona Ana Formigona,estamos aqui para fazer uma reclamação.Sua filha,a Juju,roubou alguns de nossos pertences e queremos de volta.

MÃE:Mas o senhor a viu roubando?

BESOURO:Não.

MÃE:Então como o senhor,seu João Besouro,pode acusar a pobre de de uma coisa desta?

BESOURO:Eu não vi,mas tenho uma testemunha.Conte para ela Dona Aranha Maranha.

ARANHA:Bem foi o seguinte,eu estava tecendo minha teia tranquilamente numa árvore,quando por acaso eu olhei para baixo.E sabe o que eu vi,com esses olhos que o Criador me deu?A Juju,pegando as coisas dos meus amigos aqui ,enquanto estavam distraídos.

MÃE:É verdade Juju?-E o que foi que ela pegou?

GAFANHOTO:Ela pegou meu pula-pula.-(fala com voz fanhosa)

MÃE:O quê?

GAFANHOTO:Ela pegou meu pula-pula.

BESOURO:Se eu estivesse com meu dicionário de línguas animais,que ela também roubou,eu saberia traduzir o que ele está falando.

JUJU:Eu acho que ele disse que eu peguei o pula-pula dele-(vai e pega)-Toma ,eu nem sei para que isso serve mesmo.

JOANINHA:Ela pegou minhas anteninhas,agora estou sem direção para voar.

(Juju traz antenas e livro)

MÃE:E o que ela pegou de você Nina.

NINA:Nada.Eu vim reclamar porque ela chutou o meu traseiro,e tá doendo até agora.

MÃE:Que vergonha Juju,que coisa feia.

BESOURO:Não queremos mais ela aprontando perto de nossas casas.
GAFANHOTO:É!Não gostamos mais dela.
É isso mesmo -falam outros insetos

JOANINHA:Essa foi a gota dágua!-(saem)

MÃE:Nunca pensei que você fosse fazer uma coisa tão feia assim.Olha o que você merece-(dá uns tapas na bunda de Juju)-Você vai ficar de castigo por muito tempo para pensar no que você fez.

(mãe sai,Juju senta e entra o anjo)

ANJO:Oi Juju.

JUJU:Oi,quem é você,um vagalume?      -Não
Um passarinho para me comer?              -Não
Mas você tem asas.

ANJO:Tenho,mas não sou passarinho,eu sou um anjo e fui enviada pelo Senhor Criador.

JUJU:Ihhhh!Já até sei o que Ele mandou você fazer aqui,você veio dizer para mim que só faço coisas erradas,e isso eu já sei e estou muito triste,porque agora ninguém gosta mais de mim ,eu só queria brincar um pouquinho e acabei magoando todo mundo.

ANJO:É,também,mas não é só isso,o Senhor Criador sabe que você está arrependida.Nunca mais faça coisas erradas e peça perdão para o Senhor Criador e seus amiguinhos.

(Juju ora pedindo perdão)

ANJO:Agora,vê se toma jeito de formiga.Adeus Juju.

(entra insetos,um por um)

JUJU:Me perdoe Joaninha.
Me perdoe Nina,vamos voltar a ser amigas.
Me perdoe,João Besouro

BESOURO:Está bem,mas não faça mais isso.

JUJU:Desculpe,gafanhoto,por ter pego o seu pula-pula.

(todos ficam na posição,entra anjo para cantar o hino "Limpa o meu coração",narrador fala a última parte e cantam)

ÚLTIMA PARTE DO NARRADOR;E assim,deste dia em diante,a Juju aprendeu uma lição muito importante: devemos praticar o bem e amar ao próximo ,porque é isso que a bíblia nos ensina,para podermos ter uma vida feliz.-(cantam)












Nenhum comentário:

Postar um comentário